domingo, 05 de maio de 2024

Vereadores de Tocantinópolis retornam ao período das sessões ordinárias

terça, 29 de agosto de 2023
No retorno ao período de sessões ordinárias, que aconteceu na noite desta segunda-feira, 28, os vereadores discutiram temas relevantes para a população tocantinopolina, destaque para a questão levantada pelo vereador Enison Nunes (PSC), que requereu a realização imediata de uma audiência pública com representantes da empresa BRK, detentora da concessão dos serviços de água e esgoto em nosso município. Em sua justificativa, Enison Nunes apresentou os valores exorbitantes e o serviço de péssima qualidade praticados pela empresa.
Na mesma linha, o vereador Professor Lamarck (PSC) também em tom áspero, sugeriu, dentre outras ações, a quebra de contrato com a empresa BRK e a imediata devolução dos serviços de distribuição de água e coleta de esgoto para o povo de Tocantinópolis.
Outro assunto abordado foi a operação da Polícia Federal deflagrada há poucos dias do aniversário de Tocantinópolis, e nesse ponto a oposição subiu o tom das críticas e propôs implantação imediata de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), para investigar contratos celebrados entre o município e a empresa alvo de operação Colinas de Rocha.
Ainda sobre o tema, o líder da oposição, vereador Enison Nunes (PSC), informou que a bancada apresentará na sessão desta terça-feira, 29, requerimento com pedido de abertura de CPI, e solicitou apoio da casa, argumentando que os vereadores, mais do que nunca, devem exercer seu papel de fiscalização. Destacou ainda que essa é uma chance inédita em Tocantinópolis, e este parlamento tem a oportunidade de esclarecer os fatos, e contribuir para trazer luz a um tema tão embaraçoso.
Na mesma linha, o vereador Roberlan Barbosa (PSC), relembrou que já vinha há muito tempo, denunciando essa situação, e afirmou que a assinatura no pedido de CPI é um exercício de consciência de cada vereador, pois, neles repousa o dever legal de fiscalizar as ações do executivo municipal. Ainda foram lidos os pareceres dos seguintes projetos: projeto que concede título Honorifico de cidadão Tocantinopolino ao Dr. Edmond Aziz Baruque Filho. Projeto que regulamenta a poda de árvores no perímetro urbano do município de Tocantinópolis e norteia as diretrizes para a preservação e manejo adequado da arborização urbana. Projeto que dispõe sobre a indicação do título de utilidades pública municipal para a Associação dos Deficientes Físicos — ADFTO, e dá outras providências. E por fim indicação de lei que institui o Programa de Educação Ambiental nas escolas municipais e dá outras providências.
Para finalizar, o vereador Enison Nunes solicitou moção de aplauso para o pastor José Macedo, que deixou nossa cidade após trinta anos dedicados ao pastoreio na Primeira Igreja Batista.