No retorno ao período de sessões ordinárias, que aconteceu na noite desta segunda-feira, 28, os vereadores discutiram temas relevantes para a população tocantinopolina, destaque para a questão levantada pelo vereador Enison Nunes (PSC), que requereu a realização imediata de uma audiência pública com representantes da empresa BRK, detentora da concessão dos serviços de água e esgoto em nosso município. Em sua justificativa, Enison Nunes apresentou os valores exorbitantes e o serviço de péssima qualidade praticados pela empresa.
Na mesma linha, o vereador Professor Lamarck (PSC) também em tom áspero, sugeriu, dentre outras ações, a quebra de contrato com a empresa BRK e a imediata devolução dos serviços de distribuição de água e coleta de esgoto para o povo de Tocantinópolis.
Outro assunto abordado foi a operação da Polícia Federal deflagrada há poucos dias do aniversário de Tocantinópolis, e nesse ponto a oposição subiu o tom das críticas e propôs implantação imediata de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), para investigar contratos celebrados entre o município e a empresa alvo de operação Colinas de Rocha.
Ainda sobre o tema, o líder da oposição, vereador Enison Nunes (PSC), informou que a bancada apresentará na sessão desta terça-feira, 29, requerimento com pedido de abertura de CPI, e solicitou apoio da casa, argumentando que os vereadores, mais do que nunca, devem exercer seu papel de fiscalização. Destacou ainda que essa é uma chance inédita em Tocantinópolis, e este parlamento tem a oportunidade de esclarecer os fatos, e contribuir para trazer luz a um tema tão embaraçoso.
Na mesma linha, o vereador Roberlan Barbosa (PSC), relembrou que já vinha há muito tempo, denunciando essa situação, e afirmou que a assinatura no pedido de CPI é um exercício de consciência de cada vereador, pois, neles repousa o dever legal de fiscalizar as ações do executivo municipal. Ainda foram lidos os pareceres dos seguintes projetos: projeto que concede título Honorifico de cidadão Tocantinopolino ao Dr. Edmond Aziz Baruque Filho. Projeto que regulamenta a poda de árvores no perímetro urbano do município de Tocantinópolis e norteia as diretrizes para a preservação e manejo adequado da arborização urbana. Projeto que dispõe sobre a indicação do título de utilidades pública municipal para a Associação dos Deficientes Físicos — ADFTO, e dá outras providências. E por fim indicação de lei que institui o Programa de Educação Ambiental nas escolas municipais e dá outras providências.
Para finalizar, o vereador Enison Nunes solicitou moção de aplauso para o pastor José Macedo, que deixou nossa cidade após trinta anos dedicados ao pastoreio na Primeira Igreja Batista.
Galeria de Imagens
x