domingo, 05 de maio de 2024

Parlamento em ação: Resumo da terceira sessão ordinária do mês de agosto

quinta, 31 de agosto de 2023

Na terceira sessão ordinária do mês de agosto, um requerimento chamou a atenção, tanto pela importância, quanto pela forma de realização da obra. Logo no início, o vereador Professor Lamarck (PSC), apresentou um requerimento pedindo a implantação de um redutor de velocidade, tipo quebra-molas, na rua Belchior Gaspar de Queiroz, na altura do mercadinho Canaã. Até aí nenhuma novidade, afinal, os parlamentares já apresentaram diversas solicitações nesse sentido. O que se tem de novo nesse pedido, é que o empresário, dono do mercadinho Canaã, se compromete em construir o quebra-molas, com recursos próprios, requerendo assim, apenas a autorização do município.

O líder do prefeito, delegado Tiago Daniel (PTB), requereu que se estabeleça no calendário das ações legislativas, uma campanha de conscientização e de limpeza dos córregos de nosso município;
O presidente da casa, Irmão Jairo (PTB), requereu a criação de uma nova equipe de Programa Saúde da Família (PSF), no setor Sol Nascente; o mesmo também solicitou a reforma das quadras dos povoados Folha Grossa e Ribeirão Grande (Pedro Bento), bem como a iluminação do campo de futebol Arena Pedro Ferreira, no povoado Folha Grossa;

O vereador Professor Lamarck requereu que a secretaria de assistência social faça um planejamento para atender a população que mora em casas cobertas com palhas de babaçu, que na época da chuva buscam alternativas como o uso de lonas para reforçar os telhados das casas.

Nas vozes das lideranças, com autorização do líder da oposição, vereador Enison Nunes (PSC), o vereador Professor Lamarck (PSC), reiterou a necessidade de definir o modelo de políticas públicas de incentivo ao desenvolvimento sustentável, em detrimento ao modelo de grandes obras de concreto. Dessa forma, defende que o município deveria investir em processos de produção e incentivo à comercialização, como a definição do uso (um dia por semana) para a venda de produtos produzidos por produtores da região.

Projeto que concede título Honorífico de cidadão Tocantinopolino ao Dr. Edmond Aziz Baruque Filho; projeto que regulamenta no perímetro urbano do município de Tocantinópolis as diretrizes para a preservação e manejo adequado da arborização urbana; projeto que dispõe sobre a indicação do título de utilidades pública municipal para a associação dos deficientes físicos -ADFTO, e dá outras providências; e projeto que institui o programa de Educação Ambiental nas escolas municipais e dá outras providências.

Nas explicações pessoais, o vereador Roberlan Cokim (PSC), garantiu que, uma vez que a a prefeitura não faz, ele mesmo irá pintar as faixas nos quebra-molas e placas de trânsito na cidade. Informou que o município está ameaçando fechar a UPA, por excesso de pacientes de outras cidades, esses outros municípios não estariam repassando os valores. Informou que houve uma reunião onde o prefeito Paulo Gomes estaria buscando aumento no repasse financeiro para atendimento.

O vereador Davi falou da manifestação dos povos indígenas no que tange a votação do marco temporal no Supremo Tribunal Federal, e que os Apinajé também se manifestaram bloqueando a TO 210, na altura da aldeia Prata.

Os vereadores debateram ainda a necessidade gritante de implantação da sinalização vertical e horizontal para ordenar o trânsito no perímetro urbano. Bem como problemas na emissão de parecer social para atendimento para a população.