sábado, 27 de abril de 2024

Parlamento em ação: Resumo da quarta sessão ordinária

sexta, 01 de setembro de 2023
Na noite desta quinta-feira, os vereadores de Tocantinópolis se reuniram no plenário desta Casa de Leis, para debaterem e encaminharem temas constantes nas duas últimas do mês de agosto. Na oportunidade, foram realizadas as duas sessões do período que ainda estava por acontecer.
Nessa sessão, foram feitos alguns requerimentos, destacando o pedido de moção de aplauso para o professor Dr. Roberto DaMatta, famoso antropólogo que estudou e levou a cultura dos povos Apinajé para além das fronteiras do Brasil. O autor da proposta, vereador Professor Lamarck (PSC), a homenagem se faz justa, pela grande contribuição do trabalho de DaMatta para a compreensão do modo de vida e das relações sociais existentes na cultura Apinajé.
Líder da bancada de oposição, o vereador Enison Nunes (PSC), apresentou questionamento sobre o rito procedimental da audiência pública com os órgãos de fiscalização e a empresa BRK. O questionamento se fez necessário, uma vez que também está se propondo a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o contrato dessa empresa com o município. Nesse quesito, a Mesa Diretora informou que depende apenas de reunião das lideranças da Casa, e que acatará a decisão que for tomada.
O vereador Roberlan Cokim (PSC), falando sobre a CPI para investigar os fatos da operação Colinas de Rocha, questionou mais uma vez o rito, argumentando que quando abriram CPI para investigá-lo, não precisou de autorização do jurídico da casa, e que se doravante, até mesmos os requerimentos simples terão que obedecer a esse rito. Em seu entendimento, o dito requerimento, como os demais, deveria ir para apreciação do plenário, lamentando a decisão da Mesa de submetê-lo ao crivo do procurador jurídico antes da aceitação.
Nas vozes das lideranças, com o aval do líder da oposição, o vereador Roberlan Cokim usou a palavra para criticar a conduta da Secretaria Municipal de Saúde no tangente ao atendimento dispensado aos pacientes que fazem tratamento fora do município (TFD), segundo ele, a van que faz o transporte desses pacientes encontra-se com o ar-condicionado defeituoso, dificultando ainda mais a viagem um tormento. Cobrou ainda resposta à solicitação feita para a realização de curso especializado para os condutores de transporte escolar. Criticou também a falta do cumprimento na realização das obras próximas à escola de tempo integral, e que o lote no qual a referida escola está sendo construída, não foi transferido para o município. Questionou ainda os critérios adotados pela Secretaria de Assistência Social, para a realização do casamento comunitário, principalmente no tocante a necessidade de que os beneficiados recebam até dois salários mínimos. Finalizou apresentando os dados da enquete lançada pela oposição a respeito da CPI, 95% estariam a favor da abertura da investigação.
O líder do governo, vereador Tiago Daniel (PSD), mostrou seu contentamento com o ritmo das obras de ampliação do cais da beira-rio. Segundo ele, vai propiciar, sobretudo aos mais carentes, acesso ao lazer, cumprindo assim sua finalidade, diminuído as desigualdades e aumentando a alegria das pessoas. Argumentou que a obra democratiza o acesso ao lazer, uma vez que todos terão direito a utilização do local, independentemente da condição financeira. E que embeleza uma área da cidade historicamente esquecida.