Câmara Municipal de Tocantinópolis

Câmara Municipal de Tocantinópolis encerra período de sessões ordinárias de agosto

sexta, 01 de setembro de 2023


Na quinta e última sessão do período, o vereador Gerri do Ribeirãozinho requereu a substituição do cano que leva água ao povoado Ribeirãozinho, na altura da ponte que liga o Cacau ao Sobreiro, segundo ele, o referido cano é muito frágil, o que requer manutenção constante por parte dos moradores da localidade.
Pela oposição, o vereador Professor Lamarck (PSC), cobrou o envio do projeto arquitetônico, e previsão de gasto da obra de ampliação do cais da beira-rio, justificando que estando a obra em andamento, é justo que os vereadores e a população tenham acesso a esse tipo de informação. O parlamentar também cobrou informações sobre a sua proposta de alteração da Lei Orgânica do município, que permite a implantação do orçamento participativo. A Mesa Diretora confirmou que o projeto entra em análise já na próxima sessão.
O assunto mais aguardado da noite, foi a leitura do parecer jurídico sobra a implantação da CPI para investigar possíveis falhas em contratos da prefeitura, que motivaram a operação Colinas de Rocha, da polícia Federal. O parecer jurídico n.º 50/2023, refere-se ao requerimento 006/2023, que versa sobre pedido de CPI, negando a implantação da mesma, pois, segundo a procuradoria, estaria eivado de um vício formal traduzido no número inferior de assinaturas inferior ao previsto no Regimento Interno da Casa. (numero de assinatura inferior a um terço (1/3) de parlamentares da casa, ou seja, quatro (4) vereadores, razão pela qual sugere que o requerimento seja arquivado.
Na tribuna, o vereador Roberlan Cokim (PSC), afirmou que a não abertura da CPI apenas evidencia quem realmente está em defesa da população. Fez uma reflexão de quando ainda estava no grupo de apoio ao deputado Fabion, onde observou a forma desproporcional do apoio aos candidatos, elegendo aqueles de sua preferência. Afirmou ainda que os atuais parlamentares da base, podem não contar com a predileção do grupo na próxima eleição. Ainda em sua fala elencou as inúmeras obras que foram iniciadas e não tiveram conclusão, e serviços que não estão sendo oferecidos para a população.
Nas vozes das lideranças, o vereador Enison Nunes (PSC), lamentou profundamente que a casa tenha optado em não abrir a CPI para investigar os fatos. Demonstrou sua insatisfação e tristeza pelo ocorrido e afirmou que este comportamento pode, no futuro, ser cobrado pelos eleitores, e que cada um arcará com as responsabilidades de uma omissão desse porte.
Ainda nas vozes das lideranças, o líder do prefeito, Tiago Daniel (PSD), leu um ofício com justificativa por parte da secretaria Municipal de Assistência Social, no qual apresenta que a referida secretaria vem fazendo acompanhamento e realizando visitas domiciliares à referida paciente, e foi liberado ajuda de custo para a realização de biopsia. Em seguida defendeu o trabalho feito pelo referido secretário.
Nas explicações pessoais, o vereador Professor Lamarck (PSC), comentou o parecer jurídico emitido pelo procurador da Casa, segundo o parlamentar, o requerimento, mesmo sendo para instalação de uma CPI, é considerado um requerimento normal, e conforme o artigo 45, do regimento interno, o plenário da casa de ser consultado.
O vereador Ricardo Palmeira destacou a iniciativa da prefeitura em promover a tão sonhada regularização fundiária, e apresentou a informação de que o custo será inferior ao anunciado anteriormente.        
Roberlan Cokim (PSC), afirmou que é fácil criticá-lo, mas, é difícil criticar quem defende o povo, e que o ele faz e fala, é em defesa da população, conhece os problemas do município, e é na sua porta que grande parte dos munícipes vão em busca de ajuda.
O vereador Gerri do Ribeirãozinho elencou as obras que conseguiu levar para a comunidade que representa, e convidou a população para acompanhar o festejo no povoado, para verem a diferença na praça da comunidade.
O presidente, Irmão Jairo (PTB), encerrou a sessão agradecendo a senadora Dorinha pelos 700 mil destinados ao custeio da saúde em Tocantinópolis, informou ainda que esse valor já foi pago.                    

Galeria de Imagens


Endereço

Praça Dom Cornélio Chizziny Nº 46
Tocantinópolis - TO

Contato:

(63) 3471-1311
camaratocantinopolis@gmail.com

Horário de Atendimento

Segunda a Sexta
08:00 às 12:00

Responsável pelas Informações:

Antônio Carlos Porto Aquino Filho

CNPJ: 02.673.028/0001-15

Desenvolvido por:

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.