domingo, 28 de abril de 2024

Câmara Municipal de Tocantinópolis realiza audiência pública para debater tarifas praticadas pela BRK

quinta, 26 de outubro de 2023
A Câmara Municipal de Tocantinópolis realizou na noite desta quarta-feira, 25 de outubro, uma audiência pública para debater as tarifas abusivas praticadas pela empresa BRK, que detém concessão exclusiva no fornecimento dos serviços de água e esgoto em Tocantinópolis. A audiência foi iniciativa do vereador Enison Nunes (PSC), que tem sido um crítico ferrenho dos serviços e valores cobrados pela empresa em questão.
Com o plenário lotado, os parlamentares e populares puderam verbalizar a insatisfação geral na cidade, e evidenciar que o que realmente está sendo cobrado, não é a gratuidade do serviço, mas, sim, a cobrança justa, tendo em vista que o Tocantins é hoje o Estado da Região Norte com maior tarifa nesses serviços.
Em resumo, nota-se que mesmo com a iniciativa dos vereadores, o que se viu foi um jogo de empurra-empurra, onde o município, através do secretário de administração, Delvane de Paula, alega dificuldade para romper o contrato, e acusa a Agência Tocantinense de Regulação de ser a responsável pela situação. Na mesma linha, a BRK alega que a definição das tarifas é de exclusividade da ATR, e que apenas pratica os valores estabelecidos pela referida agência.
A ATR por sua vez, cometeu a gafe de enviar um servidor de outra área para acompanhar a audiência, e por não dominar o assunto, não teve como contribuir de forma substancial com o debate.
A audiência encerrou sem que houvesse encaminhamentos na resolução do problema, entretanto, os vereadores prometem continuar na busca por soluções que possam contribuir de forma decisiva com o problema das tarifas abusivas praticadas pela BRK.