Câmara Municipal de Tocantinópolis realiza audiência pública para debater a implantação do IFTO em nosso município
Foi realizada na noite desta quinta-feira, 23, no plenário da Câmara Municipal de Tocantinópolis, a tão aguardada audiência pública para discutir a implantação do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins – IFTO em nosso município. Na mesma, o professor Saulo Timóteo, acompanhado de outros profissionais do quadro do IFTO, fez uma breve apresentação do plano de implantação da instituição, no qual destacou o prazo para o início das atividades e os cursos que serão oferecidos.
Conforme o professor Saulo Timóteo, os principais critérios para a definição dos cursos foram o baixo índice de cursos profissionalizantes oferecidos no entorno de Tocantinópolis e a capacidade de articulação do IFTO com as demais instituições de ensino presentes na região. Desta forma, foi definido que serão ofertados cursos técnicos integrados ao ensino médio e Formação Inicial Continuada (FIC) na modalidade EJA, além de cursos superiores e de pós-graduação lato sensu. O cronograma mostra que o início das atividades será em 2025/1, e se estenderá até o alcance máximo no atendimento da instituição.
A partir de estudos, foram definidos até o momento os seguintes cursos:
Técnicos:
Técnico em administração; FIC - Mestre de obras – EJA; Técnico em Edificações; Técnico em Agricultura; FIC - Técnico em Agricultor Familiar e Técnico em informática para internet.
Superiores:
Engenharia civil – bacharelado; Agrocomputação.
Pós-graduação:
Cursos voltados para formação de professores.
No ápice de seu funcionamento, a instituição atenderá cerca de 1440 alunos, na educação básica, ensino técnico e superior, números que representam um avanço para Tocantinópolis, que vem se consolidando como cidade polo regional em educação.