Aula Inaugural Marca o Início do Curso de Agente de Desenvolvimento Cooperativista
quarta, 18 de dezembro de 2024
Na noite desta quarta-feira, 18, Tocantinópolis viveu um momento histórico com a aula inaugural do curso de Agente de Desenvolvimento Cooperativista, realizada no plenário da Câmara Municipal. O evento reuniu, além dos representantes do IFTO, lideranças políticas, empresariais e representantes de entidades ligadas ao cooperativismo, além dos alunos que darão início à formação. O referido curso é ofertado pelo Instituto Federal de Educação do Tocantins, IFTO.
Em sua fala, o professor Saulo Timóteo, futuro diretor da unidade do IFTO em Tocantinópolis, destacou o empenho dos representantes políticos e empresários locais na materialização desse sonho, e que esse momento só foi possível graças aos esforços de todos. O professor ainda ressaltou o momento ímpar para os alunos, que serão os primeiros a participarem dos cursos ofertados pelo IFTO em nossa cidade.
O prefeito Paulo Gomes destacou a importância do curso como ferramenta para promover o desenvolvimento socioeconômico da região. Evidenciou o empenho do professor Saulo Timóteo na implantação rápida do IFTO em Tocantinópolis. Por fim, agradeceu ao senhor Gilmar Gonçalves, presidente do grupo Agronorte, pelo apoio irrestrito para a implantação desta instituição de ensino.
Em sua fala, o presidente da Câmara municipal, Irmão Jairo (União Brasil), lembrou a celeridade na aprovação da doação do terreno para a construção do IFTO, e agradeceu aos vereadores por entenderem a necessidade e urgência que o projeto exigia.
Representando o empresariado local, Gilmar Gonçalves, presidente do grupo Agronorte, enalteceu a parceria entre poder público, iniciativa privada e instituições de ensino. Ressaltou que, quando presidente do Sindicato Rural local, chegou a doar dois hectares para a implantação de um instituto de educação técnico, mas que infelizmente não se concretizou. Elogiou a postura dos representantes da instituição de ensino, que se dispuseram a debater com a sociedade local as necessidades para poder definir os cursos a serem ofertados.
O curso de agente de desenvolvimento cooperativista terá duração de 3 meses e os alunos participantes receberão certificados e poderão trabalhar na assessoria, planejamento e organização de cooperativas.