domingo, 05 de maio de 2024

Câmara Municipal de Tocantinópolis encerra sessões ordinárias do mês de abril

sexta, 14 de abril de 2023

Encerrou-se nesta quinta-feira, 13, o período de sessões ordinárias do mês de abril, no qual os vereadores apresentaram diversos requerimentos verbais e escritos, solicitando do poder executivo providências para sanar problemas que afligem diretamente a vida dos cidadãos. Também foram lidos e aprovados os pareceres jurídicos e da Comissão de Constituição e Justiça, de Projetos de Lei e de Indicação, bem como a aceitação da tramitação de um projeto de apoio ao transporte universitário nos limites do município. Além da realização de cobranças ao executivo e homenagens aos munícipes.

Os pedidos dos parlamentares contemplam as mais variadas situações. Por exemplo, a implantação de redutores de velocidade, nas principais ruas e em frente as unidades escolares, contratação e treinamento de porteiros para aumentar a segurança nas creches e escolas do município, pavimentação de ruas, término de obras, prestação de contas, etc.

No período tramitou três projetos na casa, o primeiro, enviado pelo executivo, que estabelece a estrutura funcional do conselho tutelar de Tocantinópolis, que teve seus pareceres lidos e aprovados. O mesmo ocorreu com o Projeto de Resolução que torna de utilidade pública a Associação de Criatividade Artesanal de Tocantinópolis. Por fim, a Casa recebeu do Diretor da Universidade Federal do Norte do Tocantins — UFNT, minuta de projeto de lei que institui o Transporte coletivo gratuito para universitários no âmbito do município. Nesse quesito, também foi apresentado um Projeto de Indicação, que obriga o município a criar a política de apoio às pessoas com Transtorno do Espectro Autista TEA, e seus familiares.

Os parlamentares ainda estenderam suas condolências aos familiares e amigos, pelo falecimento da professora Helienay Vieira Gomes Macedo, do Senhor Raimundo Soares de Sousa (Mestrinho), e, do senhor João da Cruz Coelho Pereira. Em homenagem póstuma ao senhor Mestrinho, foi indicada a mudança do nome do parque municipal em construção na beira rio, de Parque Boa Vista, para Parque Raimundo Soares de Sousa. Também foi feita uma homenagem ao Colégio Dom Orione, pelos seus 69 anos de atuação em nossa cidade.

Nesse período, os vereadores fizeram duras cobranças ao executivo, que, conforme os parlamentares, não atende os requerimentos nem dá satisfação alguma. Cobraram também da empresa concessionária da distribuição de água, coleta de esgoto no município, mais transparência e clareza no atendimento, sobretudo em relação às contas exorbitantes que a mesma emite. Denunciaram ainda o descaso com as mulheres gravidas do município, como falta de assistência e demora no atendimento de consultas.