Câmara Municipal de Tocantinópolis inicia período de sessões ordinárias do mês de maio

terça, 09 de maio de 2023
Com as presenças de nove dos onze vereadores, as sessões ordinárias do mês de maio tiveram início na noite desta segunda-feira, 08, no plenário Valdenor Gomes de Oliveira, na Câmara Municipal de Tocantinópolis. O presidente, Irmão Jairo (PTB), abriu os trabalhos às 20h, logo em seguida apesentou requerimento em regime de urgência, solicitando a imediata sinalização dos trechos e máquinas da prefeitura quando da realização de serviços, o parlamentar justificou que da forma que estão sendo executados, estes serviços podem resultar em acidentes de trânsito.
O vereador Professor Lamarck (PSC)solicitou que seja enviado oficio para o executivo municipal, para que este realize as audiências públicas destinadas ao acompanhamento as metas físicas das obras realizadas pela prefeitura, em sua justificativa, apresentou que os relatórios enviados ao Tribunal de Contas do Estado, TCE, consta a informação que tais audiências estão sendo realizadas, uma inverdade, segundo o parlamentar. Professor Lamarck ainda apresentou projeto para inferir interesse público à Associação de produtores do Olho D’água de Baixo.
O vereador Enison Nunes (PSC) denunciou a necessidade de investimento em sinalização e educação no trânsito de Tocantinópolis para evitar acidentes. Justificou que o número de acidentes cresce vertiginosamente sob a inércia da ação do poder público local, que fecha os olhos para os diversos requerimentos desta casa de leis que versam sobre o tema. Os vereadores apreciaram, em primeira votação, o Projeto de Lei número 02/2023, que dispõe sobre a estrutura de funcionamento do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente- CMDCA. Os vereadores, Professor Lamarck, Roberlan Cokin e Enison Nunes, se abstiveram justificando que da maneira que está posto, o projeto torna-se mais um instrumento de dominação e interferência da gestão no trabalho do CMDCA, os referidos parlamentares, farão, oportunamente, emendas no projeto para garantir autonomia e liberdade de atuação dos conselheiros.
Nas explicações pessoais o vereador Professor Lamarck agradeceu o empenho da equipe da casa em propiciar a participação dos parlamentares na XXII Marcha dos Vereadores em Brasília, afirmou que foi uma oportunidade de visitar parlamentares do estado onde protocolaram documentos visando a ampliação dos cursos no campus da UFNT. Finalizou definindo como “muito proveitosa” a participação dos vereadores de Tocantinópolis nesse evento.
O líder do prefeito na casa, vereador Tiago Daniel (PTB), convidou os parlamentares e a população em geral para prestigiarem a entrega de 40 unidades habitacionais, em evento solene que acontecerá na próxima quarta-feira, 10, a partir das 19h, na Feira Osvaldo Mariano.
O vereador Roberlan Cokin (PSC), denunciou a calamitosa situação da TO 126, e informou que obteve informação de que as máquinas da Ageto estariam trabalhando na recuperação emergencial do trecho entre Tocantinópolis e Maurilândia. O parlamentar aproveitou para conclamar os vereadores dos dois municípios a se unirem para pressionarem o governo do Estado a pavimentar o referido trecho.
Finalizando, Irmão Jairo informou que dia 18 de maio a câmara municipal fará uma sessão solene em homenagem ao dia das mães.