Único representante indígena no parlamento municipal, Davi Apinagé apresenta nota de repúdio contra o PL 490 que estabelece o marco temporal para demarcação de terras indígenas

terça, 06 de junho de 2023
Na noite desta segunda-feira, 5, o vereador Davi Wamimen Chavito Apinagé, usou a tribuna desta Casa de leis para repudiar veementemente a forma com a qual o Congresso Nacional está tratando a questão do marco temporal das terras indígenas no país. Segundo ele, a celeridade e falta de ampla discussão na aprovação do PL 490, pela Câmara dos Deputados levanta suspeitas e maculam o processo, ressaltou ainda que da forma que está o projeto de lei contribuirá decisivamente com a extinção dos povos originários do país. A proposta vai agora para o Senado Federal, se aprovada como está, apenas poderão pedir demarcação de novas terras, os povos originários que conseguirem provar que na data da promulgação da constituição de 1988, tinham vínculo com a área pretendida.
O parlamentar   destacou a luta dos povos originários na preservação ambiental, e no enfrentamento da invasão de suas terras por latifundiários, madeireiros, garimpeiros e pelo agronegócio, ressaltou o comportamento agressivo desta composição conservadora do congresso nacional em minimizando, ou até mesmo, excluindo às demandas das minorias.
Para finalizar, evidenciou a data 5 de junho, dia mundial do meio ambiente, argumentou que esse é um dos dias mais importantes para seu povo, que vê nas matas e florestas mais que uma forma de enriquecimento com a exploração desenfreada, enxergam nesses ambientes uma conexão espiritual e a preservação dos mesmos é a forma de equilibrar o ecossistema do planeta. Advertiu que se continuarmos dessa forma, “chegaremos em um tempo em que não teremos mais matas para explorar, teremos muito dinheiro, mas, não teremos mais nada para comprar”.