Vereador Professor Lamarck apresenta projeto para normatizar a poda de árvores

terça, 06 de junho de 2023

Na primeira sessão ordinária do mês de junho, o vereador Lamarck Rodrigues Pimentel Marinho (PSC), apresentou projeto de lei que objetiva normatizar a poda de árvores no perímetro urbano e da outras providências. Preliminarmente o vereador, que é inspetor de recursos naturais do Instituto Natureza do Tocantins – Naturatins, argumentou que essa é uma demanda antiga e urgente, pois, é procurado constantemente em seu gabinete quanto no Naturatins, por munícipes em busca de informações sobre o processo de podas de árvores.

O parlamentar justificou que o estabelecimento de lei normatizando essa ação permitirá maior segurança jurídica aos munícipes, que ao seguirem a legislação não incorrerão em possíveis multas. Permitirá também que o processo de podas seja feito obedecendo às prerrogativas de segurança para o trabalhador e minimizando os efeitos para as plantas. Finalizou opinado que o desenvolvimento urbano deve ocorrer em consonância com a preservação ambiental.

O vereador resumiu o projeto de lei, afirmando que o mesmo tem o propósito de regular e disciplinar as práticas de poda e corte de árvores, assegurando que sejam realizadas de forma responsável e criteriosa, com base em critérios técnicos e científicos. Através da obrigatoriedade de profissionais capacitados e do estabelecimento de diretrizes claras, busca-se minimizar os riscos de danos às árvores e aos transeuntes, garantindo a segurança e a preservação da flora urbana.