Praia limpa, alma lavada!

sábado, 12 de agosto de 2023
Na manhã deste sábado, 12, os vereadores e servidores da Câmara Municipal de Tocantinópolis, acompanhados da Colônia de Pescadores Z7, da prefeitura municipal, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Brigada Municipal, Colégio Estadual, prof. José Carneiro de Brito, Sicredi e secretárias municipais de agricultura e saúde. Realizaram a ação de coleta de resíduos sólidos nas praias e áreas ribeirinhas do Rio Tocantins.
Pensando na segurança dos envolvidos, a organização os dividiu em grupos. E, munidos de EPIs e recipientes para armazenagem de lixo, saíram nos barcos em direção aos locais previamente estabelecidos. Todos os pilotos que atuaram nessa ação, são pescadores profissionais habilitados e com profundo conhecimento do rio. E todos os participantes usaram coletes salva-vidas no trajeto.
A professora Mirella Coelho, do curso Técnico em Controle Ambiental, do Colégio José Carneiro de Brito, afirmou que a ação é uma oportunidade de conscientizar a população, e permitir aos seus alunos um contato mais próximo e concreto, com temas relativos ao curso. O estudante Victor Caynãn, 17 anos, evidenciou que participar dessa ação lhe permitiu ter uma noção da quantidade exorbitante de resíduos sólidos que trazem malefícios para o meio ambiente. Disse ainda que a ação permite ainda conscientizar sobre a necessidade da manutenção das praias e mananciais limpos.
O presidente da Câmara, Irmão Jairo (PTB), agradeceu a todos os participantes e se comprometeu em se esforçar mais ainda para que nos próximos anos essa ação fique mais robusta e atinja um número maior de pessoas.