domingo, 28 de abril de 2024

Câmara Municipal de Tocantinópolis aprova projeto de lei para pagamento do piso da enfermagem

quarta, 20 de setembro de 2023
A Câmara Municipal de Tocantinópolis aprovou na sessão de ontem, 19/09, um projeto de lei que visa pagar o salário mínimo de enfermagem aos profissionais do município. O objetivo do projeto é adequar a LOA (Lei Orçamentária Anual) para a incorporação imediata da lei federal 14.434, também conhecida como Piso Nacional de Enfermagem. A aprovação deste projeto de lei é um passo significativo para garantir uma remuneração justa aos profissionais de enfermagem de Tocantinópolis.
A tramitação deste projeto aconteceu após o entendimento dos vereadores da importância na urgência desta matéria, a partir disto foi feito um acordo com todos os parlamentares da casa para que o projeto tramitasse e fosse aprovado em regime de urgência. Na noite de ontem, os pareceres foram lidos e aprovados por todos, e em seguida foram realizadas as votações para aprovação do mesmo, o que foi feito com unanimidade pela casa. Agora o projeto segue para a sanção do chefe do poder executivo. Todos os parlamentares proferiram palavras de agradecimento e reconhecimento à classe por sua importância para nossa cidade. A vereadora Branca Gomes, demostrou sua alegria e satisfação ao enfatizar a luta pelo reconhecimento e agora a efetivação do merecido reajuste salarial da categoria a que ela orgulhosamente pertence.
A recente aprovação do projeto de lei de pagamento do salário mínimo de enfermagem deverá ter impacto imediato nos salários dos profissionais de enfermagem. A nova lei fixa o salário mínimo do enfermeiro em R$ 4.750, o que aumentará também os salários dos técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem. Espera-se que este aumento salarial proporcione alívio financeiro imediato aos profissionais de enfermagem, muitos dos quais têm lutado para fazer face às despesas com os seus salários atuais. Este aumento salarial também ajudará a resolver a questão da disparidade salarial no setor da saúde, que tem sido uma preocupação de longa data para estes profissionais.
Por fim o Presidente da Casa, Vereador Irmão Jairo, reforçou os votos parabenizando aos profissionais que todos os dias estão na linha de frente atendendo e cuidando da nossa população.