domingo, 28 de abril de 2024

Estudantes, professores e supervisores da Escola indígena Tekator, fizeram visita à Câmara Municipal de Tocantinópolis

sexta, 27 de outubro de 2023
Na noite desta quinta-feira, 26 de outubro, estudantes da terceira série da Escola indígena Tekator, acompanhados de professores da referida escola, bem como dos supervisores escolares, realizaram uma visita nas dependências da Câmara Municipal de Tocantinópolis, onde, por meio de uma sessão simulada, puderam conhecer um pouco do trabalho do vereador.
A visita aconteceu como atividade planejada em disciplina eletiva, sendo denominada ação da cidadania, vereador por um dia.  O presidente da casa, Irmão Jairo (PTB), foi o anfitrião, abrindo espaço para os estudantes realizarem uma sessão de forma simulada, observando os ritos procedimentais. Durante esse processo, apresentaram e discutiram requerimentos elaborados a partir das suas necessidades reais.
Os profissionais da educação apresentaram a dura realidade vivida na educação escolar indígena, como falta de estrutura viária, que dificulta o acesso dos professores e alunos às escolas, sobretudo, no período chuvoso. Também aproveitaram o momento para proferirem palavras de incentivo aos estudantes, alertando-os que busquem sempre transformar a sua realidade e da sua comunidade através da educação.
A Câmara Municipal tem sido parceira em vários projetos escolares, e sempre tem mantido suas portas abertas para receber estudantes em diversas disciplinas eletivas, ou mesmo, em visitas para conhecer as dependências.