sábado, 27 de abril de 2024

Câmara Municipal de Tocantinópolis realiza último período de sessões do ano

terça, 12 de dezembro de 2023
Na noite desta segunda-feira, 11, os parlamentares se reuniram no plenário Valdenor Gomes de Oliveira, para iniciar o último período de sessões do ano de 2023, que traz consigo muita expectativa, pois, será apreciada pela Câmara a Lei Orçamentaria para o ano de 2024.

Nessa primeira sessão foram apresentados os seguintes requerimentos: o Vereador Professor Lamarck — Podemos, apresentou o Projeto de Lei que concede título de cidadão tocantinopolino ao senhor Antônio Cardile (o pioneiro dos “paulistas” a migrar para nossa região).

O presidente da Casa, Irmão Jairo, solicitou agilidade no término das calçadas do povoado Folha Grossa, que sofre com a temporada de chuva, e a notificação da Ageto para providenciar a correção dos meios-fios danificados pela chuva na TO 126, dentro do mesmo povoado.

Já o vereador Davi — PSD, solicitou reparos emergenciais nas estradas da área indígena.

A vereadora Branca Gomes, solicitou o pagamento de insalubridade e adicional noturno aos servidores da saúde que atuam como técnicos, mas, que fizeram concurso para auxiliares de enfermagem. A proposta visa a correção das perdas que estes servidores terão em relação à implantação do piso nacional da enfermagem, e recebeu colaboração dos vereadores Enison Nunes e Professor Lamarck.  Por fim, a vereadora também solicitou a cópia do projeto da Orla Beira-Rio.

Foi aprovado o parecer de lei que tornam de utilidade pública, a Associação Indígena Apinajé, e o parecer que altera o nome da Rua 02, na Vila Saboia, para Rua Irmã Maria de Nazaré. E em segunda votação, o projeto com mesmo objetivo contemplando a Associação Para o Desenvolvimento Econômico e Social de Tocantinópolis. Ainda foi lido o ofício comunicando que as contas da prefeitura, referentes ao ano de 2019, estão na Casa de Leis para apreciação dos parlamentares.

O vereador Enison Nunes, líder da oposição, denunciou a falta do uso de equipamentos de proteção individual pelas equipes responsáveis pela manutenção elétrica do município.

Nas explicações pessoais, o vereador, Professor Lamarck, solicitou mais uma vez informações sobre a situação dos imóveis do município; o vereador Enison parabenizou o evento esportivo da 1ª Igreja Batista; o líder do governo, Tiago Daniel, parabenizou a polícia Militar pela realização do 3º passeio ciclístico da integração, a equipe de basquete que participou de campeonato em Araguaína, bem como a equipe de atletismo, garotas Running, que participou da meia-maratona de Palmas.