sexta, 26 de abril de 2024

Câmara Municipal de Tocantinópolis promove sessão solene para comemorar o Dia Internacional da Mulher

sexta, 11 de março de 2022
Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, a Câmara Municipal de Tocantinópolis realizou na manhã desta sexta-feira, 11, uma sessão comemorativa à referida data. Na solenidade presidida pela vereadora Elizângela “’Branca” Gomes, as esposas, mães e parentes dos parlamentares ocuparam os acentos dos mesmos.
A sessão solene foi aberta pelo presidente Zé Raimundo do Dertins, que agradeceu pela vida de todos os presentes, afirmou ser um prazer para a casa de leis recebe-las nessa sessão comemorativa, e pediu para que o pároco da Paróquia Nossa Senhora da Consolação, Pe. Wenderson da Rocha, trouxesse a palavra de Deus abençoando os trabalhos. Pe. Wenderson falou do exemplo de vida de algumas mulheres, evidenciando Ester, personagem da bíblia que buscou sabedoria no Senhor para ajudar o seu povo; Maria, mãe de Jesus, por sua dedicação no cumprimento da sua missão, e lembrou de todas as mulheres em situação de vulnerabilidade, como as ucranianas que sofrem os horrores da guerra, e finalizou com a oração universal.
O vereador professor Lamarck citou o proverbio bíblico onde mostra que a mulher sábia edifica o lar, falou dos seus requerimentos e projeto de indicação voltados especificamente para este público e felicitou as mulheres nesta data tão importante. Outro vereador a recorrer à palavra foi o Delegado Tiago Daniel de Moraes, que referenciou a importância de honrar e respeitas as mulheres, que estas merecem um tratamento digno e que infelizmente alguns homens ainda não entenderam essa situação, e finalizou sua fala atualizando o adágio popular afirmando que “ao lado de todo grande homem, há uma grande mulher, e vice-versa”.
Representando o prefeito Paulo Gomes, a vice-prefeita Eleny Pinho trouxe uma mensagem de apoio e incentivo, afirmando que as mulheres empoderadas devem sempre apoiar umas as outras, para crescerem juntas. A vice-prefeita falou ainda dos programas sociais de apoio as mulheres desenvolvidas pelo município, como é o caso do (Força Mulher), em parceria com o Sebrae-TO, que capacitou mulheres para atuarem na construção civil, ambiente antes dominado apenas por homens. Por fim a presidente em exercício, vereadora Elizângela “Branca” Gomes, disse que espera e sonha com o dia em que se poderá perceber o aumento da representação feminina no parlamento local, pelo menos 50% de mulheres atuando como vereadora em Tocantinópolis.
A sessão foi encerrada e todos foram convidados para um café da manhã oferecido pela Câmara às mulheres em comemoração à data.