domingo, 05 de maio de 2024

Sessão em homenagem ao Dia Internacional da Mulher lota o plenário da Câmara Municipal de Tocantinópolis

quarta, 22 de março de 2023

Na noite desta terça-feira, 21, a Câmara Municipal de Tocantinópolis realizou uma sessão solene em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Na ocasião, e com o plenário lotado, a Casa de Leis homenageou as mulheres pela força, garra, dedicação, e pela enorme capacidade de superação.

A programação obedeceu a um rito no qual o presidente Irmão Jairo (PTB), convidou a Vereadora Branca Gomes para presidir a sessão, em seguida a pastora Heliara da Igreja Quadrangular, fez uma oração pedindo a Deus bençãos sobre as vidas dos presentes na sessão. Logo após foram apresentadas homenagens em vídeos, na ocasião a senadora Dorinha, Terezinha Andrade (irmã do deputado federal Toinho Andrade) e o deputado estadual Fabion se congratularam com as mulheres pela data.

Em seguida, a psicóloga, Dra. Viviane Azevedo, usou a palavra abordando o tema sobre o Hospital do Amor, falou sobre o “mês lilás”, que representa a conscientização sobre o câncer do colo do útero. Falou da tripla jornada e do esforço que cada uma faz como esposa, mãe, filha e trabalhadora. Explicou que coordena a campanha do hospital do amor desde 2017, e convidou as mulheres presentes a doarem um pouco do seu tempo para uma causa tão nobre. Para finalizar, informou que a Carreta do hospital do amor estará em Tocantinópolis no mês de maio, realizando diversos procedimentos de prevenção e cuidados com a saúde das mulheres.

Na fala dos parlamentares, o vereador Professor Lamarck, autor do requerimento de retorno da sessão solene em homenagem às mulheres, afirmou ser um prazer enorme poder comemorar esse momento. E que sempre disponibiliza seu mandato para atuar na elaboração de políticas de apoio as mulheres, finalizou, lamentando o caráter machista ainda existente na nossa sociedade.

O vereador Zé Raimundo do Dertins fez uma leitura bíblica relembrando que foi uma mulher, Maria Madalena, a primeira a ver Jesus Cristo após este ressuscitar. O mesmo ainda elogiou as mulheres pela beleza, garra e força de vontade para transformar o mundo em que vivemos.

Delegado Tiago, líder do governo na Câmara, deixou a mensagem que devemos ter sensibilidade para entender as diferenças, fraquezas e virtudes das mulheres, e atuarmos juntos para uma sociedade melhor. Ressaltou, ainda, que a mulher carrega o fardo maior na sociedade, mãe, esposa e muitas vezes, ainda tem que prover o alimento da família.

Irmão Jairo, presidente da Casa, parabenizou e agradeceu a todas as mulheres presentes, em especial a sua esposa. Evidenciou o jargão popular onde diz que lugar de mulher é onde ela quiser.

Convidada especial, a vice-prefeita Eleny Pinho destacou a luta das mulheres para que hoje tenhamos mulheres nos mais diversos lugares, a mulher não almeja ser superior ao homem, mas quer direitos iguais, e finalizou com a reflexão onde questionou o que estamos fazendo para tornar nossa sociedade mais justa.

Ricardo Palmeira, 2º secretário da Casa, parabenizou todas as mulheres, em especial as da sua família, que muito contribuíram para que pudesse está hoje onde ele chegou.

E no final, em um momento de fé e emoção, a vereadora Branca Gomes, ao homenagear sua mãe, encabeçou uma oração pela vida de todas as mulheres. A vereadora ressaltou que sua mãe foi sempre seu exemplo de vida, e agradeceu pelo seu amor incondicional e por suas constantes orações.

Finalizando, a professora Rosimeire Vieira dos Santos Amoury proferiu uma palestra onde abordou como tema central a necessidade de haver maior empatia entre as mulheres, ressaltando o respeito mútuo para que os avanços sejam alcançados. Destacou ainda que neste século as mulheres são maioria em diversos espaços, entretanto, em outros, como no espaço político, ainda são minoria. Finalizou conclamando as mulheres a serem mais amorosas entre si, e que somente o amor e o respeito podem tornar nossa sociedade melhor.

Ao final foram sorteados brindes e servido um delicioso lanche para as mulheres presentes.